sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de Abril, sempre !




25 de Abril !
40 anos passados
40 anos da minha vida
tinha 20 anos !!

Começara a usar calças aos 14 anos... e na minha escola tinha sido pioneira ...

Tinha assistido ao nascimento do Rock por via dos Beatles que com a sua música e com a sua imagem inovadora fizeram vibrar uma juventude sequiosa de abertura de horizontes!

Vivera o movimento Hippie  com amigos de imagem diferente falando numa liberdade de expressão que desconhecia...

Existiam os PORFIRIOS , a MAÇÃ (de Ana Salazar) e pouco mais...

Escondida... sem perceber bem porquê , levava os LP do Sérgio Godinho, Zeca Afonso e outros para casa para ouvir quase em silêncio , tentando decifrar o sentido das palavras !

Naquele dia, a minha avó acordou-me dizendo que não podia ir trabalhar porque havia um golpe de estado ??!!! o quê ???  tanques na Praça do Comércio ??? mas o que se passava ?? o desconhecimento era total!

Naquele dia... contra a vontade da minha avó fui para a Baixa... e com um misto de medo, espanto e alegria vivi todos aqueles momentos maravilhosos!
Tinham-nos tirado a "tampa" da cabeça, em grupinhos falávamos do que não percebíamos mas queríamos entender... novas esperanças , novas ilusões.

LIBERDADE era a palavra que alimentava a esperança... Liberdade !

Passados 40 anos, muita coisa mudou, muita vida vivi, coisas boas... coisas menos boas... mas a tal  liberdade , aquela sensação de uma pureza que nos enche  a alma,  desgastou-se , continuamos escravos, fingimos que somos livres mas vivemos presos a uma ilusão preenchida de consumismos, individualismos, pouco aprendemos e pouco exigimos, encolhemos os ombros , reclamamos nas redes sociais mas continuamos prisioneiros de quem nos governa e nos retira as regalias que conquistámos, sem força , sem união e sem esperança num futuro que se adivinha cada vez mais inseguro e pobre !

O 25 de Abril foi um momento lindo, que muitos têm tratado de destruir , a esperança continua... essa  será mesmo a última a morrer !

25 de Abril sempre !!

Sem comentários: