sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Maturidade... !!!

Nota: (Obrigada Sa)


Ocorreu-me escrever sobre este tema por causa duma conversa num Forum em que participo de tempos a tempos.
Maturidade ...
É como que uma meta natural a que se chega, se se quiser, ao longo da vida
digo "se se quiser" porque maturidade é sinónimo de experiência, coerência
eloquência, serenidade, resultado de várias experiências na vida positivas e negativas
que são filtradas pela vontade de crescer analisadas e transformadas num produto
positivo -a Maturidade - que deve ser usado na nossa vivência e passada a outros em
forma de conselhos e posturas.
Estamos sempre a crescer, sempre a aprender, devemos é usar com inteligência
a capacidade de análise para chegarmos à análise com maturidade...

Claro, que é resultado muitas vezes de percursos sinuosos complicados, dificeis
e outras não… mas ninguém disse que a vida é fácil… há é que saber vivê-la da
melhor forma...

Temos que saber olhar para todo o percurso à medida que o vamos fazendo e
sem fantasias tentar dar a volta com coragem e sempre duma forma positiva, mesmo
que o momento seja dificil e complicado…

Quando era jovem a minha avosinha costumava dizer-me:
" -Para te conheceres tens que fazer exames de consciência, olhares para dentro de ti…
Veres no que vais mudando… no que precisas mudar ….como cresces , seres honesta
contigo própria e na mensagem que passas..."

Foram palavras sábias para a minha formação como ser humano… tenho crescido,
muitas vezes com auto- criticas ferozes, tenho perdido sonhos no caminho.. sem nunca desistir de os concretizar mais tarde… porque sonhar faz parte....
Penso que hoje já atingi alguma maturidade de comportamento ... mas sempre na expectativa de melhorar... uma vez que estou sempre disponível para aprender!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Teresa!!!
Obrigada pela tua partilha, sempre tão justa e certeira.

Maturidade é mesmo isso: é sofrer sem gemer, abdicar sem questionar...e tantas coisas mais...
Um beijo para ti e muita força nessa caminhada.
Sandrina