quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

As minhas maratonas!!!


Estava-se em 1995, tinha acabado uma "maratona de casamento" de 20 anos, sensível, sofrida, mas convicta ela acabara aquela maratona com momentos bons e maus...
Uma amiga muito próxima tentava distraí-la dar-lhe alento e lembrou-se de a convidar a
participar com ela na Mini Maratona da ponte 25 de Abril, ela, frágil e necessitada de
distracção aceitou.
É facto que gostava de correr, fazia-o na praia com amigos do casal que corriam à beira
de água, quilómetros convenientemente cronometrados, e ela que gostava de correr ia com eles por aí fora e regressava satisfeita por o ter feito, tinha então 50 e tal quilos.

Resolvida que estava de ir à mini maratona foi treinar com a sua amiga, um bocado a medo pois sabia que a amiga gostava daquilo e fazia-o com muita regularidade com cronómetro na mão e tudo, avisou as amigas do peito que ia correr e estas ficaram apreensivas e preocupadas:
- Vais correr, tão cedo ?? mas tu estás preparada?? deixa-te mas é de maluquices !!! -mas mesmo assim ela foi, de camisola e dorsal que lhe tinham dado aquando da inscrição na prova, lá ia mais a sua amiga, toda animada.

Muita gente à partida, gente divertida, gente que com ar mais sério olhava para o relógio para
tudo controlar , a hora da partida, o tempo que iriam levar e por aí fora, enfim, gente do meio !!
Foi dada a partida, nas primeiras passadas a amiga acompanhou-a depois disse-lhe adeus, mas não fazia mal porque ela não tinha tempos a "bater" queria apreciar a vista , aperceber-se das pessoas e das suas motivações, e , foi seguindo na sua corrida, motivada e satisfeita... mas, apenas teve um problema que podia ,( não fora a convicção dela) , ter dado cabo da agradável corrida.

Ao sair da ponte, aí já um bocado cansada, alguém solícito lhe estende uma garrafa, ela sedenta agarra na garrafa e mete-a à boca bebendo avidamente, mas... aquilo não era água... era uma mistura gasosa que a fez engasgar e dar umas passadas descontroladas, tossiu, tossiu, pestanejou, com lágrimas nos olhos sentiu ir-se abaixo, mas curiosamente não parou de correr, embora cambaliante, ela seguiu em frente com a intenção de provar a ela e à amiga que não era pessoa de desistir.

Continuou um bocado atordoada, mas feliz chegou à Meta da mini, satisfeita por ter continuado, a amiga, claro... estava na meta à espera dela de braços abertos!
Ainda hoje a medalha e a T-shirt estão guardadas com todo o carinho!!e a história é relembrada com a amiga e contada em família... boas gargalhadas são dadas à conta disto!!!

Ah, falta uma coisa, após tudo isto, ao chegar a casa eram 10H30 recebeu chamadas das amigas que aflitas lhe disseram : - Ah! Estás em casa não chegaste a ir, fizeste bem!!! ao que ela respondeu:
- Já fui e já vim e sabem, adorei...
Esqueci-me de dizer que o dia estava frio e chuvoso, imaginem se tivesse estado um dia luminoso!

Obrigada Ana por este capitulo de vida a juntar a tantos outros que passámos juntas!!!

7 comentários:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Ahahahah...... Belo dia, belos tempos, que recordo com muito gosto, carinho, prazer...

Antes e depois disso, muitas outras experiências juntas, a recordar com o mesmo carinho.

Muitos anos de muita amizade minha Amiga. Que continuem, com estas e outras e outras experiências.

Hum...pena, pena, é não teres continuado a correr... mas eu sei, não podemos gostar todos do amarelo, e o que não te faltam são corridas e metas na vida, que te fazem feliz, que é afinal o que importa!

Um beijinho

Ana Pereira

António Almeida disse...

Olá Teresa
sempre bom ler relatos de corridas, quem sabe um dia repete.
Tudo de bom.

Vitor disse...

Olá Teresa,
Pensamento em dia, mesmo depois de tantos anos, parabéns.
Com este post pode ser que se inspira no regressar ao mundo da corrida!!
Melhores cumprimentos
Vitor Veloso

joaquim adelino disse...

Bonita história a revelar já uma profunda saudade, aos poucos vou-me apercebendo da grandiosidade do coração da Ana, ela sabe que a corrida e o convívio são fundamentais para nos ajudar a caminhar rumo ao futuro independentemente das adversidades que ás vezes a vida nos reserva. A Teresa voltou agora, revelando provavelmente o desejo de voltar a fazer nova esperiência e quem sabe para ficar, agora que estamos prestes a chegar a mais uma Edição da Ponte em 21 de Março.
Com a maior consideração.

Mité disse...

Obrigada a todos pelos agradáveis e simpáticos comentários... e... quem sabe...
Desejo a todos óptimas corridas muita saúde e paz.

E, Tudo de bom !!!

Anónimo disse...

Boa tarde,

Olá Tété, apenas para te dar um grande beijinho e que continues sempre como és...correr ou não correr não é a questão...mas sim continuares a ser a boa pessoa que és.

Mais uns beijinhos
Fernando Sousa

Mité disse...

És um carinho Fernando,
Obrigada pelas tuas palavras, continua também tu a seres a pessoa que és...especial !!
Beijinhos
Teresa