quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Vendo o "Mundo" à minha volta!!!


O metro vai mantendo o seu andamento cumprindo o objectivo a que se destina…

Lá dentro milhares de pessoas entram e saem indiferentes ao que as rodeia
Sentada num lugar que consegui depois de duas ou três paragens após ter
entrado, vou observando o que me se passa à minha volta...

Num canto um sujeito mal encarado de cor acinzentada, baço, com o olhar perdido
revela tristeza abandono desinteresse…. Qual terá sido a razão para estar assim ?
o que o terá levado aquele estado… Imagino mil situações…


Interrompo o meu pensamento ao notar a entrada duma mulher que traz a reboque dois miúdos
pequenos, irrequietos e choramingões, a supostamente mãe reclama com eles quase enfadada
pela turbulência dos filhos…
Mulheres que se levantam de madrugada , tratam dos filhos da comida , sem dinheiro, sem ajuda de maridos , ausentes de espirito ou de corpo… cansadas duma rotina sem resolução , vidas iguais sem incentivos, sem compreensão e muitas vezes sem amor… Problemas que não lhes deixam espaço para o carinho para com os filhos, atenção de que tanto eles precisam, trabalhar cuidar deles da lida da casa e do marido, não lhes dá tempo... Heroínas anónimas duma vida madrasta …
Os miúdos , uma rapariga loira de cabelo desalinhado com a chupeta na boca, com uma bonequinha pendurada numa das mãos agarrando com a outra a mão da mãe .
Ele o bébé de 1 ano e tal ao colo da mãe chora ruidosamente semi encostando a cabeça na ombro
como se quisesse dormir sem o conseguir.

Fico triste, pensativa, lamento estas situações….
Todos temos supostamente direitos a tanta coisa e a maior parte não usufrui de direitos nenhums...

A minha atenção é agora dirigida de três jovens com aspecto saudável divertidos, barulhentos, livros nas mãos ,calças a cairem pelo rabo abaixo, camisolas e ténis da moda, "phones" a descansarem no pescoço para, quando sózinhos, disfrutarem duma qualquer musica barulhenta da qual só ouvimos um zum-zum quando sentados ao lado deles …

Ao os verem entrar algumas pessoas ficam incomodadas, suponho que pela juventude que tantas vezes parece ser uma provocação aos demais … pessoas revoltadas, insatisfeitas, mal resolvidas para quem o facto de se ser Jovem afecta…esquecendo-se que também já o foram …
Eu observo com prazer aqueles jovens animados que estão no seu mundo conversando animadamente,que riem com aquela risada cristalina e genuína de quem ainda não tem consciência efectiva dos probelmas que a vida reserva…

Observo também casais jovens apaixonados , casais de idade de mão dadas…
É bom observar o que nos rodeia , ter consciênca , questionar, ter sensibilidade para o fazer…
Talvez alguém me observe também e imagine qualquer coisa sobre mim… O que será
que eu transmitirei ???… quase que fico curiosa !!!

Eis-me chegada à minha paragem , agora apenas me interessa sair e seguir o meu destino…
Assim como os demais !!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

É muito interessante fazer esse tipo de exercício. Eu faço-os muitas vezes, quase
todos os dias.(A não ser que vá com sono.lol)
Tb reparo noutra coisa: reparo na forma como as pessoas se colocam nos transportes públicos, onde se sentam, ao lado de quem, isto para entender como elas funcionam por dentro. Conhecer os seus receios, inseguranças ou certezas tb.
É muito interessante verificar como a linguagem silenciosa do corpo é tão rica e comunicativa.
Beijos
Sandrina

Mité disse...

Olá amiga, é realmente mto interessante, e aprendemos alguma coisa
Tás boa??
Bjocas grandes

Anónimo disse...

Olá Teresa,
Está tudo bem comigo, obrigada.
As saudades de casa apertam...mas cá ando.Tem de ser.
Obrigada pela tua partilha diária.
Beijos :-)
Sandrina